Sobre nome Veríssimo, novas descobertas.
Olá!! Há muito tempo não passo por aqui.
Verdade, estou sumida pois muitas coisas aconteceram. bem mais agora estou por aqui.
Hoje eu moro na Espanha e como estou dentro da Europa descobri outras coisas sobre o nosso sobrenome VERISSIMO.
Não sei se escrevi em outro post sobre a origem, bom se sim ou nao vou escrever aqui.
Vou contar a história primeiro do povo judeu que no século 70 depois de Cristo muitos judeus tiveram que abandonar israel devido o imperador Adriano.
Bom e muitos imigraram para portugal,italia e outros paises, porem com a crescente religião cristã crescendo por toda a Europa. A igreja matava as pessoas por não aceitar Jesus Cristo como salvador, isso inclui várias pessoas que só acreditava em Deus e nos profetas enviados por Deus...
Gente nessa época era muito difícil para alguns povos e como o cristianianismo estava se tornando uma potência religiosa em vários países e chegaram matando, o povo tinha medo e alguns se tornavam cristaos e outros apenas trocavam o sobre o nome e sobre nome para esconder sua origem.
Sei que é difícil aceitar que nossos antepassados cristaos foram cruéis, e muito triste por sinal, mas sim, esta é a história.
Com isso muitos judeus que estavam em paz na Espanha começaram a sofrer por causa da religião, muitos foram mortos pelos cristã da época (Católicos) cerca de 12 mil. então os judeus que viviam na espanha imigraram para portugal por causa da perseguição ou se tornassem cristao ou fugisse, mas em 1492 a Espanha expulsou os judeus.
Com o tempo Portugal estava cumprindo em proteger os judeus das mãos dos cristao com uma condição que paguem os impostos mais altos. Vamos dizer que o rei de portugal achou um meio de roubar os judeus.
Mais em 1495 D. manuel 1 subiu ao trono e então anunciou o casamento com a princesa da Espanha Isabel de castela, com isso começou nova perseguição aos judeus que pensavam que estavam protegidos.
Com isso tudo acontecendo perseguição e mortes, muitos judeus para proteger suas famílias se renderam ao cristianismo enquanto outros fugiam para outros países como refugiados e muitos conseguiram fugir para o brasil que recém estava se formando um país e como algumas regiões estava formados por Holanda, França e Alemanha eles refugiavam por ali. já onde a comunidade portuguesa eles poderiam até se passar por cristaos mesmo nao sendo cristao e praticando o judaísmo escondido, como faziam isso, trocando seus nomes e sobrenomes, como vários sobrenomes conhecidos no brasil hoje em dia é bem comum.
e assim se sucedeu em portugal tambem aqueles que nao consiguiam fugir trocavam seus sobrenomes para sobreviver como judeu nao convertido, mais protegido da igreja.
Com essa barbaridade toda um de nossos decendentes era Judeu, e por ser um homem Verdadeiro com o rei, torno se Verissimo, por ser verdadeiro e honesto. E sua descendência não ficou só em Portugal, mas sim em vários países, incluindo Brasil e Itália e outros.
Se somos ou não descendentes de judeus tenho o maior respeito pela história deles e sofrimentos, e sinto muito se nossos antepassados cristao eram tão bárbaros que acreditavam que Deus e Jesus Cristo se sentiam felizes por matarem em nome deles.
Creio que deste confronto todo que saiu a famosa palavra dita por vários cristaos evangélicos hoje em dia *o que não vem por amor vem pela dor.
Como soube um pouco dessa história, pesquisando um pouco, pois um dia estava assistindo um documentário e vi sobre os sobrenomes mais comuns do brasil e suas origem então comecei a pesquisar mais sobre a história, e outro dia aqui na espanha na cidade que moro, fui fazer um documento obrigatório e a moça que me atendeu me disse que meu sobrenome é Italiano, bom posso crer que sim, pois somos de todos os países e de várias Raças.
Obrigado por tudo gente, vou continuar a pesquisar e trazer mais conteúdo, até a próxima e grande abraço a todos os Veríssimos.
site de pesquisa.https://pt.wikipedia.org/wiki/Judeus_em_Portugal
Sou jose luiz verissimo Duarte, meu avo joao verissimo era de jau/bauru e veio para o parana perto de astorga, fazenda paranagua nos anos 60, mas nao tenho nenhuma noticia de meus antepassados
ResponderExcluir